Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

O Massacre de Shaperville, em Johanesburgo, África do Sul, ficou conhecido mundialmente como o grande ato contra a Lei do Passe, que limitava a população negra a circular em espaços específicos, listados em cartão obrigatório e deliberado pelo Estado, além de como deveriam se comportar, limitando casamentos e locais de residência.

Na ocasião, gerada pelo Apartheidt, 20 mil negros e negras protestaram nas ruas do país e 69 pessoas morreram pelas mãos do Estado. Seis anos depois, no dia 21 de março de 1966, foi instituído, pela ONU, o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, com o objetivo de combater e conscientizar a sociedade sobre os efeitos do racismo estrutural e da importância de uma conduta antirracista.

Apesar dos avanços expressivos na luta contra a discriminação, vemos inúmeros retrocessos em termos políticos e sociais que exigem uma articulação entre sociedade civil, entidades e poder público para que se consiga garantir os direitos das populações alvo de discriminação racial no Brasil.

O IAJ se coloca enquanto uma instituição ativa na luta antirracista, e segue em busca da efetivação dos direitos humanos.

Fechar Menu