Evento – Direitos Humanos para quem?

Evento – Direitos Humanos para quem?

Direitos Humanos para quem?
70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a
efetivação da justiça sem preconceitos de origem e de raça.

Setenta anos se passaram desde a assinatura, em 10/12/1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Passada mais uma guerra mundial em que milhões de pessoas foram submetidas a atos de barbárie que negaram a consciência da humanidade, a Assembleia Geral da ONU proclamou declaração contundente que reafirmou direitos de liberdade clássicos dos indivíduos. Além disso, reconheceu direitos econômicos, sociais e culturais indispensáveis à dignidade de todas as pessoas e ao livre desenvolvimento de sua personalidade. Nossa Constituição de 1988 reconhece direitos fundamentais em sintonia com os direitos humanos.

Ciente de que todo esse manancial de direitos humanos e fundamentais não obteve nem obtém a concretização na vida prática de milhões de brasileiros, o IAJ – Instituto de Acesso à Justiça promove este evento com o propósito de relembrar que o Direito não se harmoniza com a violência promovida por Estados, governos ou grupos de poder econômico e social contra as populações vulneráveis; e que aos povos está reservada a prerrogativa de exigir dos poderes do Estado a concretização de políticas públicas e outras medidas que promovam a justiça social.

Venha participar!

Programação:

16h – Boas vindas e recebimento das doações – 1kg de alimento não perecível para a Retomada Kaigang em Canela/RS.

16:30h – Sessão de cinema Tela Indígena.
“Índio Cidadão?” (52min), dirigido por Rodrigo Arajeju.

17:30h – Rodas de conversa com a mediação de Julia Barros Schirmer, mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela UnB, integrante do IDHESCA/MNDH/RS e coordenadora pela sociedade civil do Comitê Estadual Contra a Tortura do RS.

Direitos Humanos e a questão indígena

Geórgia Macedo, integrante do Tela Indígena, mestranda em Antropologia Social pela UFRGS e vinculada ao Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NIT/UFRGS)
Marcos Vesolosquzki, graduando em Direito na UFRGS, do povo Kaigang;
Silvana Claudino, graduanda em Serviço Social na UFRGS, do povo Kaigang;

Direitos Humanos e a discriminação racial

José Carlos Gomes dos Anjos, doutor em Antropologia Social pela UFRGS e pós-doutor pela Ecole Normale Superieure de Paris. Atualmente é professor da Pós-Graduação em Sociologia e Desenvolvimento Rural do IFCH/UFRGS e coordenador do curso de doutorado em Ciências Sociais da Universidade de Cabo Verde.

Ana Inês Algorta Latorre, Juíza Federal no TRF4, integrante da Associação Juízes pela Democracia AJD e mestranda em Direitos Humanos pela Universidad Pablo Olavide, na Espanha.

19h – Intervenção poética do coletivo Poetas Vivos

Tela Indígena – A Mostra de Cinema Tela Indígena surgiu em 2016 com a vontade dos estudantes de Antropologia da UFRGS Ana Letícia M. Schweig, Carmem Guardiola, Eduardo Schaan, Geórgia Macedo e Marcus Wittmann de divulgar produções e coproduções audiovisuais de cineastas indígenas e também aquelas produzidas por colaboradores não-indígenas. Com o cinema, os diretores indígenas podem criar narrativas e documentar histórias que abordam o cotidiano de suas comunidades e os direitos de seus povos. A ideia da Tela Indígena é servir de ponte entre o cinema indígena e um público amplo que deseja conhecer a arte das centenas de povos originários do Brasil e das Américas.
www.mostratelaindigena.com.br

Poetas Vivos – Com intuito de incentivar, promover e consolidar a potencialidade artística de escritores, poetas, slammers, músicos e artistas periféricos surge a Iniciativa Cultural Poetas Vivos. O projeto possui caráter empreendedor, pautado na afirmação dos direitos e no desenvolvimento e valorização de potencialidades da periferia, visando alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade nas aéreas periféricas. O coletivo organiza e executa espetáculos, eventos, oficinas, workshops, feiras, palestras, flash mobs, debates e intervenções. Os idealizadores são Agnes Cardoso, Bruno da Silva Santos, Cristal Rocha, Felipe de Freitas e Marina Minhote.

www.facebook.com/poetasvivxs
www.youtube.com/poetasvivos

Realização IAJ.
Apoio Espaço 373 e Tela Indígena.
Data e local domingo, 9 de dezembro, 16 horas.
Entrada doação de 1kg de alimento não perecível para a Retomada Kaigang em Canela/RS.

 

 

Fechar Menu