Nota de repúdio

Nota de repúdio

Semana passada, nós, integrantes do IAJ – Instituto de Acesso à Justiça, nos preparávamos para anunciar algumas conquistas e projetos novos em comemoração ao dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra.

Dormimos sonhando na quinta-feira e acordamos na manhã de sexta em um pesadelo.

O brutal assassinato de João Alberto Silveira Freitas, um homem negro, nas dependências e por funcionários terceirizados brancos do supermercado Carrefour Passo D’Areia de Porto Alegre nos deixou em choque.

Num país onde, de acordo com a Campanha Vidas Negras, lançada pelas Nações Unidas no Brasil em novembro de 2017, um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos, vimos a público dizer que cada negro que é assassinado, cada João Alberto Silveira Freitas que é morto, não é apenas mais um.

É um de nós.

Através da presente nota, assinada por todos os integrantes do instituto, o IAJ manifesta seu repúdio e externa seus sentimentos pelo assassinato de João Alberto Silveira Freitas, reforçando seu compromisso na construção de uma sociedade livre, justa e solidária, sem preconceitos de qualquer natureza, nos moldes afirmados no art. 3º da Constituição Federal.

Firma seu compromisso adotando práticas antirracistas e trabalhando com políticas que não somente discutam o racismo estrutural que existe no nosso país, mas que verdadeiramente promovam a igualdade racial.

Instituto de Acesso à Justiça

Gestão 2020-2022

Fechar Menu